<< Voltar     


Aurora Dia a Dia - Embalagens Elásticas

Vencedor em Tecnologia - 2023

Data de lançamento: 30/07/2022

Categoria: Alimentos Salgados

Tags: alimento, Aurora, praticidade, porcionamento

Vencedor: Aurora Alimentos (www.auroracoop.com.br)
Design: Narita - Strategy & Design
Convertedor: Videplast / Dow
Brand owner: Aurora Alimentos


País: Brasil


A linha Dia-a-dia Suínos da Aurora se destaca por permitir porções pequenas de baixo custo. São embalados individualmente e as alternativas até então disponíveis (como termoencolhiveis barreira) têm processo complexo que utiliza água/energia, não-recicláveis, e geram sobras. A embalagem possui memória elástica aderindo à peça, esticando e retornando à sua dimensão original, semelhante ao saco termoencolhível sem o termoencolhimento, economizando tempo, água/energia e custo 50% mais competitivo.

A tecnologia foi aplicada na matéria-prima e na embalagem.

Estrutura monomaterial polietileno (PE) com elasticidade de até 20% com característica de encolhimento sem temperatura. A embalagem permite que diversos tamanhos de peças sejam embaladas em um único dimensional, evitando estocagem de embalagens com tamanhos diferentes e sem a necessidade de equipamentos, eliminando a necessidade de utilização de energia e água neste processo. O uso da embalagem com ajuste exato ao produto reduz a formação de cristais de gelo durante o congelamento do produto.

É monomaterial, reciclável na cadeia de PE. Sua produção/utilização utiliza menos água/energia vs embalagens tradicionais nesta aplicação, como embalagens termoencolhíveis barreira. Cálculos indicam redução de 72,8% na pegada de carbono vs estrutura convencional, menos 182mil L/ano e 183kWh/ano